quinta-feira, 19 de abril de 2012

NOTA DE APOIO DOS POVOS MARÚBO DA TERRA INDÍGENA DO VALE DO JAVARI, AOS POVOS INDÍGENAS DO SUL DA BAHIA.

 Nós povos indígenas Marúbo através da Associação de São Sebastião – AMAS, vem por meio desta manifestar o apoio aos povos indígenas Pataxó Ha ha hãe no sul da Bahia, que merece o respeito a vida humana, que vem lutando pela garantia do seus territórios para viverem em paz.
 
Porque a terra sendo demarcada é a garantia de sobrevivência dos povos indígenas. E os direitos são garantidos na constituição. Temos certeza que povos Pataxós, não invadiram e não precisam ter titulo de terra para dizer que são donos, porque já são natos dessa terra, que foi destruído pelos fazendeiros, e que agora está sobre a mira do agronegócio e cada vez mais jogando estes povos dos seus habitat. 

É importante lembrar as autoridades, que os indígenas já viveram ao longo dos anos indígenas e eram cinco milhões. Mas, que foram quase exterminados e agora estão crescendo sua população, e que vai precisar de mais terras. Portanto, tem que devolver terra para os nossos parentes que viveram e vão continuar vivendo neste chão. Os pataxós, não tem culpa da destruição que fizeram para pagar com vida, discriminação, o queremos é a garantia da terra para pataxó. Nós Marúbo do Vale do Javari estamos de mão dados pelos nossos parentes, que estão lutando pela liberdade.
 
Pois assistimos noticiários nas cadeias de impressas, “índios invadem mais três fazenda na Bahia” argumentos infundados para denegrir imagem dos povos indígenas como vêm acontecendo ao longo da chegada dos não índios em nossas terras.
 
Hoje 19 de Abril, dia do índio. Comemorar o que? Não podemos comemorar o passado sangrento dos nossos antepassados, mas dizer que ainda existimos e os PATAXÓS da BAHIA merece apoio de todos nós.
 
Associação Marúbo de São Sebastião
 
Terra Indígena do Vale do Javari
 
Atalaia do Norte – AM, 19 de Abril de 2012

Um comentário:

  1. Health, History & Lifestyle Blogs by Professionals

    Guide Book to Life is the best place to read all amazing blogs on health, beauty, lifestyle tips, and history. Health, History & Lifestyle Blogs by Professionals.

    ResponderExcluir