terça-feira, 11 de outubro de 2011

Internacional - Organizações indígenas se preparam para IV Minga Global pela Mãe Terra

Na próxima quarta-feira (12), populações e organizações indígenas de Costa Rica, México, Venezuela e de vários outros países realizarão a IV Minga Global pela Mãe Terra. Durante a semana, os três países promoverão mobilizações e atividades em "defesa dos direitos territoriais diante da imposição de megarrepresas, mineração e REDD [Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação]".

Apesar de a Minga Global ser celebrada no dia 12 de outubro, as organizações já estão mobilizadas e preparam atividades que serão realizadas nos próximos dias. No mês passado, os movimentos indígenas divulgaram a convocatória para as ações deste ano, as quais, como nas edições anteriores, denunciarão o modelo neoliberal e os projetos que violam os direitos dos indígenas e da natureza, como exploração mineira, construção de hidrelétricas e falsas soluções para a crise climática.

"Nós, os filhos da Mãe Terra, levantamos nossas vozes e unimos nossas mãos com todos os que sabem que é possível construir um modelo econômico e político alternativo ao neoliberalismo que impõe as atividades extrativas (mineira, petrolífera, florestal, hidroenergética), a invasão desmesurada de megaprojetos de infraestrutura (estradas, hidroelétricas) e plantações de monocultivos alheios aos ecossistemas que alteram a biodiversidade e nosso modo de vida e que atentam contra a soberania e segurança alimentar", destacaram na convocatória.

O documento recebeu adesão de organizações e comunidades indígenas dos três países, as quais afirmaram que realizarão atividades em defesa dos direitos dos povos e da Mãe Terra. Da Venezuela, a Fundação Harmonia Global, enviou uma mensagem para a Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI) se comprometendo a realizar ações em prol de uma Terra equilibrada. "Na Venezuela, a ONG Fundação Harmonia Global, representante da Campanha Global do clima, prepara em 2011-12 atividades marcadas para unificar as comunidades para salvar o planeta. Nosso compromisso é poder construir as Comunidades Sustentáveis que desejamos deixar às futuras gerações", destacou.

No México, organizações de Chiapas realizarão uma marcha no dia 12 de outubro desde a margem de San Cristóbal de las Casas até o Parque Central da cidade. Os manifestantes se mobilizarão contra a militarização do país, a destruição da escola pública, as reformas que prejudicam os direitos dos trabalhadores, a venda dos recursos naturais do país, a exploração mineira e as falsas soluções contra a crise climática, como o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD).

As organizações da Costa Rica também realizarão uma marcha no país. A mobilização está marcada para acontecer na manhã do dia 15 com saída do Território Indígena Térraba e chegada ao Território Indígena Rey Curré. A atividade, denominada A luta caminha desde o Sul para andar os caminhos da resistência e dignidade, demandará terra e autonomia e rechaçará o projeto hidroelétrico Diquis, o qual ameaça inundar pelo menos 10% da comunidade indígena Térraba.

A Minga Global é uma mobilização convocada por: Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI), Coordenadora de Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica), Conselho Indígena da América Central (Cica), Conselho Indígena de Meso-América (Cima) e suas bases regionais.

Mais informações em: http://www.movimientos.org/madretierra/
 
 
Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário