terça-feira, 31 de maio de 2011

Yanomamis fazem protesto no AM e apreendem avião usado pela Funasa

Índios yanomamis apreenderam, nesta segunda-feira (30), um avião de uma empresa de táxi aéreo de Roraima, que era usado por funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) durante trabalho em uma comunidade indígena em Barcelos (AM).

Na sexta-feira (27), os yanomamis liberaram uma outra aeronave que também tinha sido apreendida por eles, em Boa Vista. "Ficamos com a aeronave, sem fazer reféns, por quatro dias", disse Júnior Hekurari Yanomami, presidente do conselho de saúde yanomami, em Roraima.

Segundo ele, o primeiro protesto foi feito por conta da nomeação de Andreia Maia como diretora regional de saúde yanomami. "Não aceitamos indicação política. A Joana Claudete está há 42 anos no cargo, trabalhando em conjunto com a gente e não vamos aceitar essa mudança", afirmou Hekurari ao G1.

João Silvério Dias, administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Barcelos, disse que os índios são contra as mudanças previstas para o atendimento de saúde índígena. "Eles não querem colocar uma liderança na área indígena que não tenha relação com os yanomamis. Não querem a mudança. Por isso eles pegaram o avião em Roraima. Apesar disso, foi uma manifestação pacífica, sem reféns."

Dias afirmou ainda que acredita em novas manifestações até que a situação seja resolvida. "Acho que ainda hoje [segunda-feira] devem ocorrer novos protestos dos índios por conta dessa situação, originada com a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena", disse o administrador em Barcelos.

"Estamos oferecendo alimentação e moradia na comunidade para quem estava no avião. Fizemos o mesmo na semana passada", disse Hekurari.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário