sexta-feira, 25 de março de 2011

ACAFI em busca da Universidade Indígena



Reunião da Comissão Ampliada do CONDEF delibera a criação da Associação do Centro Amazônico de Formação Indígena que irá buscar o reconhecimento do diploma junto ao MEC.

Os conselheiros do CONDEF - Conselho Deliberativo e Fiscal da COIAB aprovaram a criação da personalidade jurídica do Centro Amazônico de Formação Indígena, em reunião extraordinária realizada no dia 17 de março, em Manaus, criando assim a Associação do CAFI, que estará apta a pleitear, junto ao MEC, o reconhecimento do diploma para as suas lideranças formadas pelo Centro.

A reunião teve a participação da coordenação executiva da COIAB, assessores técnicos e outras lideranças indígenas e foi conduzida pelo presidente do CONDEF, Agnelo Wadzatse que informou os motivos que levaram a diretoria do CONDEF a convocar essa reunião, lembrou ainda a importância da criação da Associação. “A ACAFI vai garantir o respaldo na formação de novas lideranças indígenas”, afirmou o guerreiro Xavante.

No ano de 2006, a COIAB criou o Centro Amazônico de Formação Indígena, o CAFI, e desde então vem formando técnicos indígenas para atuarem nas diversas regiões da Amazônia na assessoria de suas organizações de base e ajudando a fortalecer o movimento indígena como um todo.

Segundo Marcos Apurinã, coordenador geral da COIAB, a entidade está juntamente com outras organizações indígenas nacionais e com o Governo Brasileiro num processo de construção de políticas públicas que vem em beneficio dos povos indígenas em todo o Brasil: um desses projetos é o GEF Indígena, que esta dando início a fase de implementação na Amazônia. Já vem ocorrendo uma grande demanda por técnicos indígenas, sobretudo na gestão territorial e essa demanda deve crescer nos próximos anos. “A formação dessas lideranças é muito importante para o futuro do movimento indígena amazônico. Nós aqui presentes estamos ajudando a construir a história para a educação indígena no país e seremos referência quando conseguirmos atingir o nosso objetivo maior que é a criação da Universidade Indígena, o que, com certeza, será motivo de orgulho para todos os parentes”, afirmou o guerreiro Apurinã.

De acordo com o estatuto aprovado do ACAFI, o CONDEF é a instância máxima da ACAFI. Por unanimidade foi conduzido ao cargo de Diretor Presidente Enock Barroso Tenente, representante do Conselho Indígena de Roraima e para Diretor Administrativo o José Raimundo Pereira Lima, da organização indígena FOCIMP, do Estado do Amazonas.

Para a jovem liderança Tawrepang, Enock Tenente, que já foi aluno do CAFI, é com muito orgulho que assume esse papel e têm as lideranças do movimento indígena como maior referencia. “Sempre acompanhei o trabalho de vocês. Agora, quero poder contribuir com a luta do movimento indígena, pois quem é guerreiro não foge à luta”, afirmou emocionado o novo Diretor Presidente do ACAFI.

Com muita experiência no movimento indígena do Amazonas, sendo uma liderança de referência da FOCIMP - Federação das Organizações Indígenas do Médio Purus, José Raimundo Pereira Lima, mais conhecido com Zé Bajaga, se compromete em ajudar a construir esse novo momento, e agradece a confiança das lideranças presentes. “Vou fazer o possível e impossível para ajudar a construir o ACAFI. Esse é o futuro das nossas jovens lideranças que estão nas aldeias e precisam de capacitação e reconhecimento. Com a educação diferenciada, que atenda as nossas demandas, seremos os protagonistas da nossa própria história”, profetizou com sabedoria o pajé Apurinã.

O Conselho Fiscal da ACAFI ficou assim constituído: Para o Estado do AMAZONAS Luiz Brazão, ACRE: Francisco Ferreira, RONDÔNIA: Maria Eva Canoé, AMAPÁ: Josinei Aniká, MARANHÃO: Jonas Polino Sansão, PARÁ: Maria Elisia, TOCANTINS: Jose Domingos Javaé, MATO GROSSO: Iranildes Mandicai e RORAIMA : Mario Nicácio.


Fonte: Assessoria de Comunicação - COIAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário