sexta-feira, 6 de agosto de 2010

COIAB realiza mobilização para discutir Belo Monte

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), maior instância de representação dos povos e organizações indígenas dessa região, em parceria com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Instituto Socioambiental (ISA) e Movimento Xingu Vivo para Sempre, promoverá na Orla do Cais do porto de Altamira/PA, no período de 09 a 12 de agosto de 2010, uma mobilização em defesa do rio Xingu e dos Povos que habitam a região. Serão discutidos os impactos de grandes empreendimentos, com foco principal na construção da Usina de Belo Monte, principal obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O evento será um encontro entre várias lideranças indígenas, ribeirinhos, comunidades tradicionais e populações atingidas por barragens, para que todos possam debater, a partir das suas experiências e realidades, os grandes empreendimentos na Amazônia. A discussão será dividida em 4 eixos temáticos: Grandes Empreendimentos, a Luta do Movimento Indígena; A luta do Movimento Popular/Social e Terras Indígenas.

A COIAB, no cumprimento de sua missão de defender, promover e lutar pelos direitos indígenas, tem o intuito de tornar esta mobilização uma oportunidade para os povos indígenas manifestarem seu posicionamento, expressarem sua opinião e, principalmente, tentarem um novo diálogo com o Governo Federal sobre os temas, uma vez que os povos indígenas não tiveram seus direitos de consulta prévia, garantidos pela Constituição Federal, Convenção 169 da OIT e a Declaração da ONU dos Direitos dos Povos Indígenas, respeitados.

O evento, que promete reunir cerca de 500 lideranças indígenas, encerrará com a elaboração de um documento contendo as reivindicações e propostas sugeridas por todos e será oficializado por um ato público marcando o final do encontro.

Esse balanço também servirá como referência da posição dos povos indígenas da região Norte para o 7º Acampamento Terra Livre (ATL), assembléia anual dos Povos Indígenas de todo Brasil, que acontecerá em Campo Grande/MS, entre 16 e 20 de agosto de 2010.

A mobilização em Altamira conta com o apoio das organizações Amazon Watch, International Rivers, Amigos da Terra, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Ministério da Saúde.

Veja abaixo a programação:

09/08/2010

(De 8h às 12h)
- Chegada das delegações indígenas.
- Instalação do Acampamento.

(De 14h às 18h)
- Abertura do Acampamento: formação de mesa, apresentação das delegações e da programação.
- Plenária: orientações metodológicas do Acampamento.
- Formação de Grupos de Trabalho: dividido por 3 eixos temáticos - Grandes Empreendimentos (Usina de Belo Monte, Hidrelétrica do Rio Madeira, Rodovia 163, etc); Terras Indígenas (demarcação, atividades que impactam a cultura dos povos indígenas, desmatamento, etc); A Luta do Movimento Indígena; A Luta do Movimento Social.

(Às 20h)
- Lançamento do Filme do MAB – “Xingu: o sangue da nossa sobrevivência”.

10/08/2010

(De 8h às 12h)
- Debate sobre os grandes projetos na Amazônia: Marcos Apurinã da COIAB; Guilherme (FASE); Prof. Herrera (UFPA); Experiências de lideranças Indígenas de algumas regiões impactadas.
- Continuação do Grupo de Trabalho: debate e discussão sobre as problemáticas apresentadas.

(De 12h às 14h)
- Intervalo de almoço.

(De 14h às 18h)
- Fala do representante da COICA: lutas de resistência em outros países da Amazônia.
- Apresentação dos Grupos de Trabalho: com exemplificação de casos de grandes projetos na Amazônia Brasileira.

(Às 20h)
- Visão jurídica sobre a Usina de Belo Monte: discutir com os povos indígenas, comunidades tradicionais e locais a visão jurídica sobre esse Projeto (Ministério Público Federal; Assessoria Jurídica da Prezaria do Xingu; Presidente do TRF1; Juiz da 9ª Vara Agrária e Ambiental Federal de Belém; Assessoria Jurídica do CIMI; Marco Apolo da SDDH e Antônio Carlos Campelo-Juiz Federal).

11/08/2010

(De 8h às 12h)
- Debate sobre os impactos de Belo Monte para a Floresta Amazônica, povos indígenas e comunidades tradicionais (Francisco Hernandez (USP) e painel de especialistas, Sônia Magalhães (UFPA) e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens).

(De 12h às 14h)
- Intervalo de almoço.

(De 14h às 18h)
- Formas de luta do Movimento Indígena e Movimentos Sociais acerca de Belo Monte.

(Às 20h)
- Noite Cultural.

12/08/2010

(De 8h às 12h)
- Sistematização das propostas e denúncias sobre Belo Monte e apresentação do documento oficial.
- Coletiva com a imprensa.

(De 14h às 18h)
- Ato Público.

(Às 20h)
- Encerramento.

Mais informações:

Letícia Campos
Assessora de Comunicação
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB
"Unir para organizar, fortalecer para conquistar"
Tel.: +55 61 3323-5068 / +55 61 9949-6926
Skype: leticiafasc
Site: www.coiab.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário