quarta-feira, 23 de junho de 2010

FUNASA quer inviabilizar aprovação da Secretaria Especial de Saúde Indígena no Congresso Nacional

Lideranças indígenas que lutam pela aprovação no Congresso Nacional da Medida Provisória 483/2010, que cria a Secretaria Especial de Saúde Indígena, denunciaram nesta manhã, por meio de nota pública, que setores ligados a direção da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) utilizam-se de manobras políticas junto ao PMDB e partidos aliados para evitar que a matéria seja aprovada, o que representaria o fim de uma luta de mais de dez anos dos indígenas brasileiros por atendimento médico adequado.

De acordo com a nota divulgada pelos líderes indígenas que militam na área de saúde e pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), instância nacional que congrega as organizações regionais indígenas de todo país, pessoas ligadas aos coordenadores da FUNASA nos estados e também ao ex e ao atual presidente do órgão, respectivamente, Danilo Fortes e Faustino Lins, estão usando os cargos de afilhados políticos do PMDB como moeda de troca para negociar junto ao partido a rejeição à MP 483.

A nota afirma que “este senhores trabalham nas últimas horas para que os cargos, hoje existentes na FUNASA, a maioria preenchidos pelos afilhados políticos do PMDB, não saiam da FUNASA e façam parte da nova Secretaria de Saúde Indígena. Trabalham também para que o saneamento básico nas aldeias, hoje fonte de barganhas políticas e corrupção na FUNASA, também não faça parte da estrutura da nova secretaria”.

No período em que esteve sob gestão da FUNASA, a saúde indígena sofreu grave deterioração em meio a denúncias de corrupção e desvio de verbas por parte do órgão governamental. A população indígena em todo Brasil foi totalmente abandonada e hoje faltam medicamentos, médicos, obras de infra-estrutura e saneamento básico em praticamente todas as regiões.

Diante da gravidade da situação, os Povos Indígenas pedem o apoio de todos os deputados federais, do governo federal e de entidades parceiras, no sentido de garantir a aprovação integral da MP 483/2010, na forma como foi encaminhada pelo Governo federal e pelas comunidades indígenas. Qualquer mudança na proposta para atender interesses contrários aos indígenas será repudiada de forma veemente. A medida provisória está na pauta do plenário da Câmara dos Deputados e deve ser apreciada na tarde desta quarta-feira, dia 23.

Com o intuito de garantir a manutenção dos convênios já estabelecidos entre as aldeias e o governo, bem como uma transição pacífica e sem interferências políticas da saúde indígena da FUNASA para a Secretaria Especial, os Povos Indígenas também solicitam o afastamento imediato do presidente da FUNASA, Faustino Lins.

3 comentários:

  1. Não consigo entender o motivo. Lá ninguém quer saber de índio.

    ResponderExcluir
  2. acho muito boa a mudança da funasa para a secretaria aos povos indigenas sou da aldeia karugwa localizada no municipio de BARÃO DE ANTONINA NO ESTAO DE SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  3. SERA QUE A MUDANÇA DE UM ORGÃO PARA OUTRO SERA BOM?
    E NÃO SOMENTE MAIS UMA FONTE DE COLOCAR MAIS CARGOS DE OUTROS AFILHADOS POLITICOS DE OUTRO PARTIDO?
    SERA QUE TODOS JA SEBEM COMO IRA FUNCIONAR A NOVA SECRETARIA?
    E SERA QUE NÃO ESTÃO APENAS MOLHANDO COM UM POUCO DE MEL OS LABIOS DAS LIDERANÇAS, E JA PERGUNTARAM SE A COMUNIDADE INDIGENA, E ISSO QUERO DIZER AS PESSOAS QUE REALMENTE VIVEM NAS ALDEIAS DO PAIS SE QUEREM ESSA MUDANÇA?
    PENSEM NISSO AMIGOS, LEMBRE SE COMO ERA A SAUDE E O SANEAMENTO INDIGENA A DEZ ANOS, E COMO ERA ANTES, TEMOS QUE MELHORAR, FISCALIZAR, OBSERVAR E COBRAR, MAS TROCAR 6 POR MEIA DUZIA, ACHO EU QUE NÃO E A MELHOR OPÇÃO!!!ELVIS CAMPO GRANDE, MS

    ResponderExcluir