terça-feira, 27 de abril de 2010

Vídeo Índio Brasil (VIB) 2010 abre inscrições para produções audiovisuais e cidades brasileiras

Esta é a primeira vez que o festival, criado há dois anos em Campo Grande, acontecerá simultaneamente em 100 cidades do país, com mostras de vídeos e filmes, seminários, oficinas e exposições

Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do Vídeo Índio Brasil (VIB), que será realizado entre os dias de 31 de julho e 07 de agosto de 2010, na cidade-sede, Campo Grande (MS), e mais cem municípios simultaneamente. Até o dia 31 de maio poderão ser inscritos vídeos e filmes com temática indígena, produzidos por índios ou não-índios, e para as cidades que desejarem receber o Vídeo Índio Brasil. O resultado será divulgado no dia 10 de junho, por meio do site: www.videoindiobrasil.org.br, onde está disponibilizado o regulamento para inscrições - tanto para as produções quanto para as cidades.

Por meio do audiovisual o festival busca fortalecer e divulgar a temática indígena no Mato Grosso do Sul e no Brasil. "O Vídeo Índio Brasil se tornou um dos principais programas referentes à difusão das culturas indígenas no país. Como o Brasil é signatário da Convenção Mundial da Diversidade Cultural, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estamos dando nossa contribuição. E esse programa nasceu aqui em Mato Grosso do Sul, o que nos orgulha muito, pois temos a segunda maior população indígena do país", resume o idealizador e diretor do VIB, o produtor cultural Nilson Rodrigues.

Em MS, vivem atualmente 67.574 mil índios, distribuídos em 75 aldeias na zona rural de 29 municípios, além daqueles que vivem nas cidades. Eles pertencem a oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinawa, Atikum, Ofaié e Guató.O Amazonas é o estado com a maior concentração indígena no país, com cerca de 150 mil aldeados de várias etnias.

Para a mostra audiovisual serão selecionadas 20 produções, apresentando um painel sobre o assunto, que serão exibidas nas cidades durante o período do festival. O Vídeo Índio Brasil não tem fins lucrativos e terá entrada franca em todo território nacional. Além da mostra, a programação ainda compreenderá oficina de audiovisual dirigida aos indígenas, exposição fotográfica, seminários e debates com lideranças, representantes governamentais e não-governamentais, especialistas, artistas, acadêmicos, comunicadores, empresários, trabalhadores e a sociedade em geral.

As produções audiovisuais participantes poderão se encaixar nas categorias ficção, documentário ou animação. Os filmes e vídeos poderão ser de curta, média ou longa-metragem, desde que abordem a temática indígena.

Nas cidades

Qualquer cidade pode se inscrever no Vídeo Índio Brasil 2010. Não há restrições quanto aos espaços para a realização do festival, pois as exibições poderão acontecer em cinemas, auditórios, teatros, pontos de cultura, casas Brasil, estações digitais, cineclubes, espaços culturais e de ensino. Podem participar organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, entre outros. As cidades que participaram do projeto em 2009 estarão automaticamente cadastradas para o evento em 2010, mediante confirmação.

Entre as exigências, está a de que o responsável de cada cidade garanta o espaço físico para exibição das mostras, equipamentos necessários a exibição (aparelho de DVD e projetor), organização e divulgação na sua cidade. Em contrapartida, a direção-geral do Vídeo Índio Brasil enviará para cada cidade cadastrada um manual com todas as instruções, cronograma nacional, plano de trabalho, produção e projeto para busca de apoio local, além de fornecer as cópias das produções selecionadas para a mostra audiovisual.

Cada coordenador local terá a liberdade para realizar atividades paralelas relacionadas com o evento, como oficinas, debates, seminário, mostras regionais e locais, exposições e demais apresentações. Em Campo Grande, a cidade-sede, uma curadoria especial organizará os eventos paralelos.

Histórico

O Vídeo Índio Brasil nasceu de uma mostra cinematográfica do 4º Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal, em 2007, em uma realização do CineCultura. No ano seguinte, o projeto tomou forma e as duas edições realizadas (2008 e 2009) contaram com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), do Fundo Nacional de Cultura e do Programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural. O festival teve ainda apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo. Em 2008, três cidades participaram do Vídeo Índio Brasil: Campo Grande, Dourados e Corumbá. No ano de 2009, o projeto ampliou seu circuito de exibição para sete cidades.

Serviço - A ficha de inscrição e regulamento para produções audiovisuais e cidades, além de mais informações referentes às últimas edições do Vídeo Índio Brasil podem ser obtidas no site www.videoindiobrasil.org.br. As inscrições seguem até o dia 31 de maio de 2010.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, precisamos de pessoas competentes e que se estabeleçam dentro de nossa sociedade, espero que tenham sempre sucesso e aproveito o ensejo para agradecer a colaboração em nossa pesquisa pela UFMS enviando-nos os materiais que puderem sobre vídeos, documentários sobre o índio da região do MS (Pantanal).
    Um grande abraço
    Marcia Esbrana

    ResponderExcluir