segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lideranças indígenas desocupam Funai mas permanecem em Brasília

Foto: As delegações estão acampadas em frente ao prédio da Funai

Nesta segunda-feira, dia 18, as lideranças indígenas de diversas regiões do país que ocupam, há mais de uma semana, a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, para protestar contra o decreto de reestruturação devem deixar a sede do órgão. O grupo, no entanto, garante que continuará na cidade até atingir seus objetivos, que incluem a revogação do decreto, a demissão do presidente da Funai e sua equipe e uma audiência com o Presidente Lula.

Os indígenas decidiram deixar o prédio para cumprir uma ordem de reintegração de posse solicitada pela Funai, a qual prevê saída imediata. Os indígenas aceitaram deixar a Funai pacificamente e formar um grupo com 40 lideranças para continuar as negociações com o Governo Federal. Eles se comprometeram a deixar o local até as 16 horas de hoje.

Mobilizações no Sul

As mobilizações contra o Decreto no estado do Paraná e em toda Região Sul estão se intensificando. De acordo com Romancil Creta, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), as rodovias BR-373, BR-277 e BR-383 e demais locais tomados pelos indigenas no Paraná permanecerão ocupados.

Enquanto isto, mais lideranças são esperadas na capital federal. Um ônibus do Xingu chegou este fim de semana e mais indígenas de outros estados são esperados até quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário