sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ARPINSUDESTE realiza Assembléia Geral e elege Diretoria Executiva

Começou nesta quinta-feira, dia 15, e segue até hoje a Assembléia Geral de fundação da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (APINSUDESTE), a mais recente integrante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). O encontro, que acontece na aldeia Tenondê Poran, próximo à cidade de Parelheiros, em São Paulo, reúne mais de 100 lideranças indígenas do Vale do Ribeira, Litoral Norte, Litoral Sul, Capital, Oeste Paulista e Sudoeste Paulista e também do Rio de Janeiro. O objetivo é a aprovação do estatuto da organização e a eleição e posse da Diretoria Executiva.

Participam da Assembléia representantes dos Povos Indígenas Terena, Guarani, Tupi-Guarani, Kaigang, Krenak, Pankararu, Pankararé, Fulni-ô, Wassu Cocal, os coordenadores das organizações indígenas regionais que compõem a APIB – ARPINSUL, ARPIPAN, APOINME e COIAB – e também a Coordenação Geral de Índios Recém Contatados (CGIRC), em nome da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O primeiro dia da Assembléia foi iniciado com uma apresentação de dança da comunidade Guarani local. Em seguida, houve a apresentação de um histórico de todo o processo que levou à criação da ARPINSUDESTE.

Logo após, os coordenadores das organizações regionais indígenas da APIB compartilharam suas experiências com os presentes. Fechando a manhã, o assessor da APIB, Paulino Montejo, fez uma palestra sobre o Movimento Indígena Nacional. O período da tarde e a manhã desta sexta-feira foram reservados para a discussão e aprovação do Estatuto e a eleição da Diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário