sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sepé Tiaraju - Herói Missioneiro




Nome do indígena guarani Sepé Tiaraju foi inscrito no 'Livro dos Heróis da Pátria'


O presidente da República em exercício, José de Alencar, sancionou lei que inscreve o nome de Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Com assinatura conjunta do ministro da Cultura, Juca Ferreira, o ato foi publicado nesta terça-feira, 22 de setembro, no Diário Oficial da União.

O nome do índigena missioneiro rio-grandense-do-sul é a décima-primeira inscrição no Livro e se dá para assinalar a passagem dos 250 anos de sua morte. Desde de novembro de 2005, José Tiaraju já constava como herói guarani declarado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Nascido em um dos aldeamentos jesuíticos dos Sete Povos das Missões, foi batizado com o nome latino cristão de Joseph. Também conhecido como Sepé, por ser um bom combatente e estrategista tornou-se líder dos guerreiros indígenas que atuaram contra as tropas luso-brasileira e espanhola na chamada Guerra Guaranítica.Tal conflito inseriu-se no contexto histórico das demarcações decorrentes da assinatura do Tratado de Madrid (1750), que exigiu a retirada da população guarani aldeada pelos missionários jesuítas do território que ocupava, havia cerca de 150 anos.

Por seu feito, chegando a ser considerado um santo popular, virou personagem lendário gaúcho e sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gama no poema épico O Uraguay (1769) e por Érico Veríssimo no romance O Tempo e o Vento (1962).

O Livro de Aço Destinado ao registro perpétuo de personalidades históricas ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido suas vidas para a defesa da Pátria, com excepcional dedicação e heroísmo, o Livro dos Heróis da Pátria já contava com os nomes de dez personalidades:

· Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes

· Zumbi dos Palmares

· Marechal Manuel Deodoro da Fonseca

· Dom Pedro I

· Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias

· Coronel José Plácido de Castro

· Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré

· Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, o Barão do Amazonas

· Alberto Santos Dumont

· José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência

Nenhum comentário:

Postar um comentário