quinta-feira, 3 de setembro de 2009

COIAB realiza encontro com povos indígenas da Amazônia sobre mudanças climáticas

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) realiza nos dias 9 e 10 de setembro em Manaus, o “Encontro dos povos indígenas sobre mudanças climáticas”. O Evento acontece no Centro de Formação Xare, BR 174, Km 22, e contará com a participação de líderes indígenas dos nove Estados da Amazônia Brasileira. O principal objetivo do encontro é a definição de estratégia indígena para a negociação nacional e internacional de mudanças climáticas, e discutir propostas dos povos indígenas para o Acordo Global do Clima, que acontece em Dinamarca na cidade de Copenhagen, onde será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Para a coordenação da Coiab a importância e o motivo para a realização do encontro é o reconhecimento em serviço ambiental prestado pelos povos indígenas, além da emergência da questão climática mundial e a efetiva participação destes povos na conservação do meio ambiente e das florestas. Durante o encontro os líderes indígenas discutirão as causas e conseqüências das mudanças climáticas; impactos das mudanças climáticas sobre os povos indígenas; papel das terras indígenas da Amazônia na mitigação das mudanças climáticas e outros.
Com o objetivo de estimular as discussões durante o encontro a COIAB convidou algumas instituições que trabalham e tem experiência nos temas relacionados ao clima, desmatamento, direitos indígenas e comunitários como The Nature Conservancy (TNC), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM).

”Os serviços ambientais que os povos indígenas e tradicionais prestam ao mundo têm ocupado um importante papel nas decisões e discussões sobre o tema de mudanças climáticas. Defendemos a inclusão dos povos tradicionais que não desmatam e protegem a floresta na repartição de benefícios provenientes de fundos ou créditos de carbono”, afirma Sônia Guajajara, vice coordenadora da COIAB.

Mais informações: Délio Alves (92) 3621-7501 / 8166-5644

Nenhum comentário:

Postar um comentário