sexta-feira, 10 de julho de 2009

Documentário sobre Mário Juruna, único deputado índio da história do Brasil, será exibido na Câmara no dia 16


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e o líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), deputado Rodrigo Rollemberg, promovem, no dia 16 de julho, a partir das 09hs, sessão especial para exibição do documentáro “Juruna – O Espírito da Floresta”, do diretor Armando Lacerda.

A sessão é aberta ao público e ocorrerá no auditório Freitas Nobre, no subsolo do Anexo IV da Câmara.

A obra, com duração de 86 minutos, é uma homenagem ao ex-deputado federal Mário Juruna (PDT-RJ), primeiro e único parlamentar federal índio da história do Brasil. Após a exibição do filme, será realizado um debate com a presença do diretor e do elenco do filme.

Entre os integrantes do elenco presentes ao debate estarão, entre outros, Diogo Amhó Juruna e Vitória Pedzone Juruna, filhos de Juruna, além do cacique Raoni Mektutire.

“Juruna, o Espírito da Floresta” é um documentário que revela a riqueza das relações dos índios Xavante com a sociedade brasileira. “É de fundamental importância produzir e levar ao grande público, através do cinema, a história de Mário Juruna, não exatamente pela valorização de um personagem de destaque na história política do Brasil, mas pela necessidade de dar conhecimento sobre as diferenças que ainda estigmatizam os povo indígenas do chamado Povo Brasileiro”, diz o diretor e produtor Armando Lacerda.

O filme conta a trajetória do cacique ex-Deputado Federal Mário Juruna, eleito pelo Rio de Janeiro, em novembro de 1982, durante a marcha da oposição ao regime militar. O filme de Armando Lacerda propõe-se a resgatar, para as novas e futuras gerações, a história de Juruna, a partir de sua biografia, apresentada pelo filho primogênito – Diogo Amhó –, que busca os parentes e por meio deles recupera a memória do pai e a trama de sua história no complexo mundo dos povos indígenas.

Jornalista e cineasta pela Universidade de Brasília, Armando Lacerda dirigiu mais de uma quinzena de documentários, entre eles o premiado “A Guerra do Contestado” (direção e produção, 1999, para a TV Câmara; Prêmio Campânula de Prata do 8º Festival do Cinema Ambiental de Seia, Portugal) e o curta-metragem “Cora Doce Coralina” (1981), em co-direção com Vicente Fonseca, único registro cinematográfico da poetisa goiana.


*****
Mais informações:


Frederico Barreto

Assessoria da Liderança do PSB na Câmara dos Deputados

Telefone: (61)3215.9661 / 9232.0067


Rogério Tomaz Jr.
Assessor de Comunicação

Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Câmara dos Deputados

Fone: (61) 3216.6570 / 8105.8747

Nenhum comentário:

Postar um comentário